Cicatriz Clínica de Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Cicatriz Hipertrófica

As cicatrizes hipertróficas podem ocorrer por causa de um tratamento inadequado com as lesões. As marcas são provocadas por um excesso de produção de colágeno da pele, gerado pela tração mecânica que sofre a derme quando se cura.

São percebidas com facilidade, como se fossem um cordão em relevo, que pode causar coceira e dor. Costumam se manifestar a partir da segunda semana de cura da ferida e podem retroceder espontaneamente graças a tratamentos aceleradores tópicos ou cirúrgicos.

Indicação

  • Pessoas com cicatriz hipertrófica, ou seja, elevada, rosácea, limitada a bordas da ferida, com coceira e dor, que eventualmente para de crescer e regride com o tempo, pode regredir com compressão e massagem.

Tipo de anestesia

  • Anestesia geral ou anestesia local e sedação.

Tempo de internação

  • Não precisa ficar internado. A duração da cirurgia de correção de cicatriz depende do tamanho da cicatriz. Cicatrizes pequenas, de até quatro centímetros leva aproximadamente 30 minutos, enquanto cicatrizes com entre quatro e 15 centímetros pode demorar até uma hora.

Resultado

  • O resultado final aparece após um ano, mas com dois a três meses já se observa grande melhora. Por muitos meses a cicatriz fica avermelhada e isso é normal. No entanto, é possível esperar uma melhora na aparência da cicatriz, mas nem sempre ocorrerá a remoção completa dela.

Pós-operatório

  • Evitar atividades físicas intensas.
  • Não se expor excessivamente ao sol durante 30 dias.
  • Nunca se esquecer de usar o filtro solar, mesmo após a completa cicatrização.

Dúvidas frequentes

O que é cicatriz hipertrófica?

A cicatriz hipertrófica é, basicamente, uma formação elevada em relação ao tecido original. Isso acontece no meio do processo de cicatrização, quando a formação de colágeno ocorre de forma desorganizada.

Este desordenamento das fibras de colágeno deixa a cicatriz num nível superior ao da pele e, apesar do seu tamanho mais evidente, a cicatriz hipertrófica não ultrapassa o local da lesão. Ou seja, permanece concentrada ao redor do trauma original.

Como eliminar as cicatrizes hipertróficas?

As cicatrizes hipertróficas podem ser tratadas através de procedimentos tópicos ou cirúrgicos. A melhor maneira para saber é por meio de uma avaliação com um dermatologista, que recomendará o tratamento mais adequado.

Em todo caso, sempre é aconselhado que se espere pelo menos 1 ano desde a cura da lesão.

Isso porque a cicatriz, sobretudo nos 3 primeiros meses, pode mudar bastante. Se trate de hipertrofia ou não, toda a cicatriz precisa de cuidados para que não fuja do controle.