Abdominoplastia Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Abdominoplastia

A alternância do peso, gravidez e envelhecimento são os principais fatores que deixam o abdômen flácido, que é formado por sobra de gordura e pele.

A abdominoplastia retira o excesso de tecido formado por gordura e pele que se localiza abaixo do umbigo, remodelando o abdômen.

Ao contrário do que as pessoas pensam, a abdominoplastia não é uma cirurgia para emagrecer, e sim para remodelar o abdômen.

As pessoas que possuem além de flacidez e excesso de pele, gordura localizada, podem estar fazendo a lipoaspiração, que remove a gordura localizada em conjunto com a abdominoplastia que diminui a flacidez e o excesso de pele

Indicação

  • Pode-se optar pela cirurgia de abdominoplastia quando se deseja reduzir excesso de tecido formado por gordura e pele que se localiza abaixo do umbigo, e remodelar o abdômen.

Tipo de anestesia

  • Existem 2 tipos que são indicadas: peridural ou geral.

Tempo de internação

  • Normalmente é de 24 horas.

Resultado

  • O resultado definitivo pode ser visto após 6 meses, que é o tempo de amadurecimento da cicatriz.

Pós-operatório

  • A paciente sai com um dreno abdominal que é retirado após alguns dias. O objetivo do dreno é drenar o liquido que acumula debaixo da pele, acelerando a cicatrização e a recuperação.
  • Recomenda-se que o paciente evite uma realizar um movimento que force uma postura curvada por 2 semanas. Deve evitar esforços físicos e usar uma cinta elástica por até por 45 dias.
  • Sessões de ultrassonografia e drenagem linfática são indicadas após a primeira semana com o objetivo de evitar acúmulo de liquido e acelerar a cicatrização e recuperação.

Dúvidas frequentes

Em que idade a abdominoplastia geralmente é realizada?

Não existe uma idade “ideal” ou a hora certa para fazer uma abdominoplastia, mas geralmente é feita nas mulheres somente após o último parto, quando a mulher está certa de que não pretende ter mais filhos, ou depois de ter perdido todo o peso que tem a intenção de perder.

Existe muita dor no pós cirúrgico da abdominoplastia?

A quantidade de dor de uma abdominoplastia é bastante variável. Algumas pessoas relatam uma quantidade moderada de desconforto e alguns dizem que é mais intensa, mas é certo que haverá alguma dor a ser controlada por analgésicos.

A abdominoplastia emagrece?

Não. A abdominoplastia não é um procedimento cirúrgico que proporciona o emagrecimento dos pacientes, pois somente remove o excesso de pele e gordura localizada na região do abdome. Ela também não substitui a prática de exercícios físicas e uma dieta balanceada.

A cicatriz fica visível?

A cicatriz da abdominoplastia geralmente é escondida pela maioria das roupas, inclusive as de banho, já que a cicatriz costuma ser feita perto da região pubiana.

A cirurgia pode ser realiza antes de ter filhos?

Embora seja possível engravidar após realizar a abdominoplastia, é indicado que as mulheres sejam submetidas ao procedimento cirúrgico somente após terem passado por gestações. Dessa forma, os resultados obtidos não serão comprometidos pelas mudanças corporais que geralmente ocorrem durante a gravidez.