Blefaroplastia Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Blefaroplastia (pálpebras / bolsas)

Com o passar do tempo, a pele da pálpebra perde a sua rigidez, e isso causa um excesso de pele e o aparecimento de bolsas de gordura sob as pálpebras. Isso resulta em aspecto de rosto cansado e abatido.

A blefaroplastia reduz o excesso de pele e as bolsas de gordura, deixando as pálpebras lisas e isso traz de volta os traços e expressões de um rosto mais jovem e descansado.

Indicação

  • Pode-se optar pela cirurgia de blefaroplastia para diminuir a flacidez das pálpebras, excesso de pele e bolsas de gordura.

Tipo de anestesia

  • Existem 2 tipos são indicadas: local ou local com sedação.

Tempo de internação

  • Pode variar entre 12 horas (caso seja feito o uso da anestesia local) mas dependendo da recomendação do médico, esse prazo pode se estender para até 24 horas.

Resultado

  • Deve-se esperar aproximadamente 6 meses para que a cicatriz amadureça. Mas após 3 meses, já se alcança 80% do resultado esperado.

Pós-operatório

  • Existe o inchaço e manchas vermelhas que podem variar em sua intensidade mas somem por completo em até 2 semanas.
  • Algumas recomendações são importantes: usar compressas geladas de soro fisiológico ou água boricada nas próximas 48 horas após a cirurgia.
  • É importante evitar o calor (banho quentes) e evitar a exposição do rosto ao sol durante 3 meses. Recomenda-se o uso de óculos escuros.

Dúvidas frequentes

Eu posso operar minhas pálpebras? Qual é a indicação?

Com o envelhecimento a pele das pálpebras tende a ficar mais flácida, assim como a musculatura de sustentação dos olhos. Algumas pessoas têm maior tendência a formar aquelas bolsas de gordura sob a pálpebra, isso se agrava com a perda do tônus muscular que mantém as bolsas. Com o tempo a musculatura flácida associada ao excesso de pele faz com que as pálpebras fiquem pesadas e caídas. Estas mudanças podem ocorrer em diversas idades, estando relacionadas com a genética e hábitos. A blefaroplastia está indicada para a correção destas alterações.

Com que idade posso operar minhas pálpebras?

Não existe uma idade ideal. Estas alterações, apesar de mais freqüentes em pessoas de idade mais avançada, podem aparecer em qualquer idade. Mas o médico é que determinará a real necessidade do procedimento.

Por quanto tempo duram as manchas roxas e inchaços?

Os inchaços (edema) duram aproximadamente uns 5 dias e vão melhorando gradativamente. As manchas roxas (equimoses) demoram um pouco mais e depende de vários fatores, mas geralmente desaparecem em 2 semanas.

Quando são retirados os pontos da blefaroplastia?

Os pontos são retirados em torno de 5 a 6 dias da cirurgia.

Fica alguma cicatriz após a blefaroplastia?

Qualquer cirurgia deixa cicatriz. Na pálpebra superior ela fica escondida na dobra da pele e também tende a atenuar com o passar dos meses. Na pálpebra inferior pode não aparecer caso a cirurgia seja realizada via transconjuntival (casos em que não se remove a pele, apenas bolsas de gordura).