Lipoaspiração Cirurgia Plástica Dr. Macedo

Lipoaspiração

A lipoaspiração tem como objetivo a redução de gordura corporal em lugares específicos e o remodelamento de outros lugares que necessitam de maior volume.

Ao contrário do que pensam a maioria das pessoas, esse procedimento não tem o objetivo de reduzir o peso e sim melhorar a silhueta.

Indicação

  • Pode-se optar por esse procedimento em caso de gordura localizada.

Tipo de anestesia

  • Existem 3 tipos que são indicadas: local ou local com sedação ou geral. A opção se da dependendo do tamanho da área que o paciente for fazer a lipoaspiração.

Tempo de internação

  • Pode variar entre 12 e 24 horas, dependendo do tamanho da área.

Resultado

  • Depois de 4 meses, já se chega a 80% do resultado esperado. O resultado definitivo pode ser visto após 6 meses.

Pós-operatório

  • Geralmente existe um pequeno inchaço e roxidão que diminuem nas próximas 3 semanas.
  • Após 30 dias, existe uma considerável redução do inchaço e pode-se notar um enrijecimento na região operada, devido a cicatrização interna. Esse endurecimento diminui nos próximos 3 meses.
  • Uso de uma cinta elástica durante 45 dias
  • Fazer drenagem linfática e ultrassom após 1 semana de cirurgia com o objetivo de acelerar a recuperação, diminuir o inchaço e o enrijecimento.

Dúvidas frequentes

Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

A lipoaspiração tira a célula de gordura do corpo e descarta. Na lipoescultura, a gordura é retirada de uma parte do corpo, como da cintura, e aplicada em outra parte, como nas nádegas.

O resultado da lipoaspiração é para o resto da vida?

Não existem resultados eternos. O paciente precisa fazer ginástica e manter a dieta equilibrada. Além disso, o metabolismo do corpo muda com o tempo e apresenta alterações hormonais de acordo com a idade. Se o paciente necessitar, uma nova lipoaspiração pode ser feita posteriormente.

Quanto de gordura pode ser retirado em uma lipoaspiração?

Em média 5% de gordura sobre o peso total do paciente. Em um paciente de 70kg, pode tirar 3,5kg de gordura. A paciente não deve fazer uma grande lipoaspiração, no corpo inteiro de uma vez. O paciente deve fazer vários procedimentos, pois, assim, diminui os riscos.

Adolescentes e idosos podem fazer lipoaspiração?

Não há limite de idade para o procedimento, mas as pacientes idosas precisam de uma avaliação detalhada e, se não houver riscos, pode fazer a cirurgia. Para jovens, a indicação é após o fim da puberdade. A lipoaspiração é proibida para gestantes.

Quais os cuidados pós-operatórios para não ficar cicatrizes?

As técnicas modernas fazem poucos e pequenos cortes e as cicatrizes são quase imperceptíveis. O paciente também pode procurar uma esteticista especializada em pós-cirúrgico, para procedimentos, como drenagem linfática, que ajuda a desinchar o corpo. O uso da cinta e o repouso no período de recuperação são essenciais, quando recomendados pelo cirurgião.