Mamoplastia Redutora Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora tem como objetivo a diminuição das mamas para mulheres que tem originalmente um tamanho grande.

Indicação

  • A mamaplastia redutora é uma das cirurgias plásticas mais realizadas. Pode ser indicada para redução ou para o “levantamento” de mamas ptosadas (caídas).

Tipo de anestesia

  • Existem 2 tipos que são indicadas: local com sedação ou peridural.

Tempo de internação

  • Pode variar entre 12 e 24 horas.

Resultado

  • O resultado já é bastante visível após a cirurgia. Existem um inchaço e roxidão que vão reduzir drasticamente após 30 dias. O resultado definitivo pode ser visto após 6 meses, que é o tempo de amadurecimento da cicatriz.

Pós-operatório

  • Recomenda-se que a paciente evite levantar os braços durante 3 semanas não faça esforços físicos por aproximadamente 30 dias.
  • A prática de esportes, poderá ser retomada depois de 60 dias.

Dúvidas frequentes

Como ficarão minhas mamas no pós-operatório? Quais serão as mudanças?

O volume será definido de forma a manter a harmonia do corpo, podendo optar por mamas um pouco mais fartas ou menores. Além disso, elas serão menos flácidas, mais rijas e elevadas, melhorando o aspecto dos colos e dos bicos.

A gravidez compromete o resultado da cirurgia plástica?

Com a gestação, há um aumento do volume das mamas devido à produção de leite. Dependendo da qualidade da pele da paciente, pode ocorrer uma pequena queda, mas na maioria das vezes, o resultado não fica comprometido.

Posso ter alterações de sensibilidade após a cirurgia?

Sim. Alterações da sensibilidade são comuns, principalmente na parte baixa da mama, ao redor da aréola (bico da mama) e próximo às cicatrizes. Na maioria das vezes, essas alterações são transitórias, melhorando em geral após o 1º ano da cirurgia. Algumas, no entanto, são permanentes (coceira, sensação de “amortecida” e pequenos “formigamentos”). A maioria dessas alterações não incomodam, tampouco prejudicam ou desabonam o resultado final da cirurgia. O que observamos na prática é que a maioria das pacientes não se importa com os pequenos detalhes, haja vista o benefício adquirido.

Poderei ainda amamentar?

A mamoplastia redutora mobiliza amplamente a glândula mamária e a aréola. Lesões nos ductos que carregam o leite ocorrem e pode prejudicar a lactação. Se você tem intenção de engravidar no futuro, converse com seu médico a respeito. Existem técnicas que podem ajudá-la. Mas tenha em mente que, por melhor que seja a técnica, essa cirurgia pode prejudicar a lactação.

Como são feitos os curativos e a retirada dos pontos?

A maioria dos pontos utilizados são absorvíveis, não necessitando de retirada. O restante é retirado com 7 dias ou mais, dependendo da evolução. Logo após a cirurgia, durando um período de 3 a 4 semanas, usamos curativos com micropore® para “tirar a tensão dos pontos”, evitando abertura e alargamento das cicatrizes. É essencial o zelo e cuidado com sua cirurgia.