Mastopexia Lifting Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Mastopexia (lifting das mamas)

Após a puberdade, as mamas são rígidas devido a quantidade de glândula. Quando tempo vai passando, acontece uma diminuição da quantidade de glândula, aumento de gordura e tendência a queda. A gravidez é um fator que acelera essa queda das mamas. A mastopexia tem como objetivo diminuir o o tecido mamário e o excesso de pele, promovendo a elevação das mamas.

Indicação

  • Pode-se optar pela mastopexia quando a mulher deseja elevar as mamas.

Tipo de anestesia

  • Nesse caso, anestesia geral.

Tempo de internação

  • Normalmente é de 24 horas.

Resultado

  • Durante os primeiros meses, a cicatriz adquire uma coloração vermelha, que vai desaparecendo com o passar do tempo. Entre 6 e 12 meses é quando se chega ao resultado final esperado.

Pós-operatório

  • A paciente deve evitar a elevação dos braços nas 2 próximas semanas e evitar esforços físicos por aproximadamente 1 mês.
  • Recomenda-se o uso de um soutien cirúrgico por 45 dias. Após 60 dias, a pessoa pode voltar a realizar as atividades físicas.

Dúvidas frequentes

O que é a mastopexia como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?

A cirurgia de mastopexia é uma cirurgia com o intuito de tratar a flacidez das mamas. Nela removemos o excesso de pele e reposicionamos o tecido mamário. Não é o intuito mudar o volume das mamas, mas podemos tanto diminuí-la retirando pequena quantidade de glândula mamária, quanto aumentá-la com uso de implantes (próteses) mamários.

É necessário o uso de próteses?

Não. Porém quando a paciente possui flacidez de pele e pouco volume de glândula mamária (após emagrecimentos ou após a amamentação quando pode ocorrer atrofia glandular) podemos utilizar uma prótese mamária para complementar o volume das mamas. Nestes casos o uso de próteses da uma consistência mais firme as mamas e deixa um colo (polo superior) mais harmônico.

Quando são retirados os pontos?

Geralmente são utilizados pontos que são retirados entre o 7º e o 21º dia pós-operatório.

A cirurgia de mastopexia deixa cicatrizes, onde elas se localizam?

Felizmente, esta cirurgia permite-nos colocas as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses onde estas cicatrizes devido ao processo normal da cicatrização ficam mais grossas e avermelhadas. A cicatriz só chega ao seu resultado final em torno do 18º mês.

Os resultados são definitivos, ou minha mama poderá novamente aumentar e ficar flácida?

O resultado de uma mamoplastia e bastante duradouro, em geral, porém o processo de envelhecimento é continuo e a cirurgia não o interrompe. Com o tempo poderá ocorrer novamente das mamas ficarem com formato ou tamanho indesejável. Outros fatores como genética, regulação hormonal, ganho ou perda de peso, além da qualidade da pele (estrias facilitam a flacidez), dentre outros, também influenciam no resultado final.

Em aproximadamente 10  % dos pacientes, a ocorrência de flacidez pode ocorre precocemente, já nos primeiros meses, devido a falta de elasticidade da pele (mais comum em pacientes com estrias), nestes casos devemos realizar revisão da cirurgia, sob anestesia local com sedação retirando mais pele. Raramente são necessários mais de uma revisão cirúrgica. Mas em raros casos isto poderá ser necessário.