Mentoplastia Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Mentoplastia (queixo)

A termo “mento”, significa queixo. A mentoplastia pode aumentar ou diminuir o tamanho do queixo. O queixo traz conjunto estético ao rosto, e deve estar em harmonia com o nariz, os olhos e a boca.

A posição do queixo pode estar mais avançada ou retraída em relação a sua posição ideal, mas nos dois casos existe solução através da cirurgia.

Se for caso de queixo retraído, a correção pode ser feita com uma peça de silicone, porex ou avanço ósseo. Se o queixo estiver com um tamanho maior do que o normal, retira-se um pedaço do osso do queixo.

Indicação

  • Pode-se optar pela cirurgia de mentoplastia para diminuir ou aumentar o tamanho do queixo.

Tipo de anestesia

  • Existem 2 tipos que são indicadas: local com sedação se for o caso de colocação de uma prótese ou anestesia geral nos casos em que o osso precisa ser cortado (diminuir ou aumentar o seu tamanho).

Tempo de internação

  • Se o paciente teve uma cirurgia de aumento do queixo com prótese e foi sedado com anestesia local, ele pode ter alta em até 6 horas.
  • Se o paciente fez uma intervenção cirúrgica com avanço ou redução do osso do queixo, foi necessário o uso de uma anestesia geral, então a alta ocorre no dia seguinte.

Resultado

  • Existe um grande inchaço que dura em torno de 30 dias mas a mudança já é aparente após a cirurgia. Deve-se esperar aproximadamente 6 meses para que a cicatriz amadureça e o resultado esperado seja totalmente alcançado.

Pós-operatório

  • Algumas recomendações são importantes: evitar a ingestão de alimentos duros ou muito quentes.
  • Não fazer exercícios físicos intensos.
  • Manter uma boa higiene bucal evitando tocar na cicatriz.
  • Não dormir com apoio no queixo. 
  • Evitar qualquer espécie de trauma pelos próximos 60 dias.

Dúvidas frequentes

Esta cirurgia deixa cicatriz aparente?

Existem duas possibilidades de incisão. Uma pelo lado interno da boca, sem cicatriz aparente. Ou na parte inferior do queixo, por fora, e a marca ficará escondida na linha natural da pele.

Como é a peça que corrige a retração do queixo?

Para aumentar o queixo podem ser utilizadas próteses de silicone ou um segmento ósseo retirado da mandíbula do paciente.

Como é o pós-operatório?

Em geral, o repouso necessário é de um dia, mas pode variar conforme cada caso. Na primeira semana deve-se evitar esforços e movimentos bruscos. Curativos são necessários por alguns dias, para manter a prótese imobilizada e também para proteger o local de possíveis traumas.

A mentoplastia sempre é feita em conjunto com a rinoplastia?

Essa não é uma regra. No entanto, a associação dos procedimentos pode ser recomendada pelo cirurgião para oferecer maior harmonia e equilíbrio estético ao rosto do paciente.

Minha fisionomia mudará muito com esta cirurgia?

Não deverá ocorrer grandes alterações fisionômicas. Apenas haverá um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo suas características individuais.