Rinoplastia Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Rinoplastia (nariz)

Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças e indivíduos, A rinoplastia é voltada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face e assim aprimorando a estética facial.

A cirurgia plástica do nariz pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória em pacientes que respiram com dificuldade.

Cada paciente tem uma genética própria, não é possível escolher um nariz que se pretende ter (por exemplo igual de alguém), mas sim corrigir e aperfeiçoar o próprio nariz, ficando com o nariz que se é possível ter, mais harmônico com a face.

Indicação

  • Desproporção ou desarmonia entre nariz e face, e nariz inestético.

Tipo de anestesia

  • Local com sedação ou geral.

Tempo de internação

  • Geralmente 24 horas.

Resultado

  • É alcançado entre 6 meses e 1 ano, porém já com grandes mudanças a partir de um mês.

Pós-operatório

  • Após a rinoplastia, o paciente fica com um curativo de gesso ou acrilico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias.
  • É comum ocorrer na face edema (inchaço) e equimose (roxidão), que geralmente regridem em até 21 dias. Um edema residual persiste por até 6 meses, sendo notado pelo paciente como um endurecimento da ponta nasal.
  • Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da rinoplastia, pois como as vezes é feita fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos.
  • Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes muito quentes, etc), pois o calor leva ao aumento do edema (inchaço).

Dúvidas frequentes

A cirurgia estética de rinoplastia deixa cicatrizes?

Praticamente não existem cicatrizes aparentes na rinoplastia. Isto porque as incisões (cortes) são feitas dentro do nariz ou nos sulcos; consequentemente deixam vestígios inaparentes. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis.

Como ficará minha respiração após a cirurgia plástica?

A Rinoplastia estética também visa melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas estão alteradas. Apesar de haver alguma dificuldade no pós-operatório imediato (algumas semanas), isto se deve ao fato de haver edema na parte interna do nariz. O movimento de válvula respiratória também fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas nasais. Com o decorrer do tempo isto se normaliza.

Há dor no pós-operatório?

Geralmente não. A cirurgia estética do nariz apresenta pós-operatório indolor. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos. Quando há dor, geralmente esta ocorre na troca dos curativos, na retirada do gesso ou na retirada do tampão nasal.

Em que posição deverei dormir nos primeiros dias após a cirurgia?

Sempre com a cabeça discretamente elevada. Pode-se girar a cabeça para os lados mas nunca a ponto de se apoiar ou encostar o gesso ou o nariz no travesseiro.

Quando poderei tomar sol?

Geralmente após o 3º dia pós-operatório. Não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol da rua. Entretanto, para exposições longas (praia, piscina), aconselha-se aguardar um período mínimo de 15 dias para que eventuais equimoses (manchas roxas) possam desaparecer.