Gluteoplastia Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Gluteoplastia (Prótese de Glúteo)

A gluteoplastia é uma cirurgia plástica que consiste num implante colocado na região glútea para aumentar o volume da área. O procedimento é feito de silicone e funciona de maneira análoga às célebres próteses de silicone para os seios embora sejam mais resistentes e espessas do que estas.

As próteses de glúteo podem ser semiesféricas (mais redondas) ou trapezoides (mais ovais). A escolha do volume e da forma dos implantes depende dos formato do glúteo do paciente e do resultado final que deseja. O cirurgião, na consulta inicial, pode orientar o paciente na escolha do implante mais adequado para seus objetivos.

Indicação

  • Para quem deseja aumentar ou modelar o glúteo.
  • Pare quem possui nádegas pequenas, achatadas ou com flacidez, provocando perda de sustentação.

Tipo de anestesia

  • Anestesia peridural ou anestesia geral, conforme as necessidades do caso.

Tempo de internação

  • O tempo de internação pode variar entre 24 e 48 horas.

Resultado

  • O resultado da gluteoplastia já é bastante visível após a cirurgia. Existem um inchaço e roxidão que vão reduzir drasticamente após 30 dias. O resultado definitivo pode ser visto após 6 meses, que é o tempo de amadurecimento da cicatriz.

Pós-operatório

  • Deve-se evitar deitar de costas por 21 dias.
  • Por duas semanas, o paciente deve também evitar os remédios, produtos naturais e vitaminas. 
  • Por duas semanas, o paciente deve também evitar fumar.
  • Sentar-se em superfícies rígidas para evitar tensões sobre a cicatriz.
  • Só praticar atividade física após um mês, com avaliação e liberação do cirurgião.
  • Podem ser colocados drenos para evitar que se acumule secreção ao redor da prótese glútea. Eles geralmente são retirados no segundo ou terceiro dia após o procedimento cirúrgico.

Dúvidas frequentes

Qual o tamanho recomendado?posso escolher o tamanho e o formato da minha prótese?

As próteses podem variar de 160 a 550 mililitros e devem ser escolhidas de acordo com a expectativa das pacientes associada à recomendação dos médicos. Tamanhos grandes demais podem não ficar harmônicas, causando uma impressão de desequilíbrio em relação ao restante do corpo. Por isso, o ideal é conversar abertamente com o profissional responsável pelo procedimento e chegar a uma decisão conjunta sobre o tamanho mais adequado para a prótese. Normalmente utiliza-se em média o volume de 300 ml para um resultado natural.

Existe um limite para o aumento do bumbum?

O glúteo não é uma área tão distensível quanto a mama, porque a pele é menos elástica e a camada muscular e a adiposa são muito maiores e mais grossas. Por esse motivo não é possível ter uma variedade de aumento e de formato muito grande. Além disso, o limite de aumento depende da harmonia que o “novo” glúteo vai compor com o resto do corpo da paciente.

Onde se localiza a cicatriz?A cicatriz da gluteoplastia é muito perceptível?

A cicatriz desta cirurgia se localiza na prega entre os glúteos, em torno de 4 a 6 cm de comprimento.Felizmente este tipo de cirurgia permite que a cicatriz seja disfarçada. Ela fica no sulco interglúteo, na prega natural entre as nádegas e tem em torno de 7 centímetros.

Esta cirurgia poderá ser associada à lipoaspiração?

Nos casos necessários pode-se fazer lipo complementar,conforme avaliação médica. Porém,nenhuma operação da parte da frente do corpo deve ser realizada junto com a prótese glútea, exceto lipoaspirações de pequeno porte.Plástica de mama e lifting de mama ou abdômen são contra indicados.É possível associar cirurgia de lifting glúteo, lipoaspiração, lipoescultura, tratamento de retrações glúteas ou ate mesmo enxertar gordura para ajudar a finalizar a modelagem do bumbum.

Quando poderei sentar?Como fazer para sentar?

Existem vários mitos a respeito do pós-operatório desta cirurgia, porém a liberação para sentar pode acontecer no mesmo dia ou no dia seguinte a cirurgia, tomando os devidos cuidados, como apoiando as coxas para não forçar as próteses. Ao sentar usa-se principalmente a parte de trás das coxas e terço inferior do glúteo.

A prótese é colocada na parte superior do glúteo. Logo, não é sentado sobre as próteses. Após a cirurgia a paciente costuma sentir-se mais confortável nas posições “de lado” e “de bruços”. Usualmente coloca-se um apoio sobre as coxas e nas costas, permitindo que a prótese fique isolada quando na posição sentada.

Deitar-se de barriga para cima sem apoio nas costas não é permitido nos primeiros dias. Após 7 dias, normalmente é possível sentar-se com certo desconforto.