Lipoma Clínica de Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Lipoma

O lipoma é um tipo de caroço que surge na pele, que é composto por células de gordura tendo a forma arredondada, que pode surgir em qualquer local do corpo e que cresce lentamente, causando incômodo estético ou físico.

No entanto, esta doença não é maligna e não possui nenhuma relação com o câncer, embora em casos raríssimos possa se transformar num liposarcoma.

Indicação

  • A cirurgia é indicada quando o caroço é muito grande ou está localizado na face, nas mãos, pescoço ou costas, e atrapalha a vida da pessoa, por ser inestético ou por dificultar suas tarefas domésticas.

Tipo de anestesia

  • Pode ser feito com anestesia local , ou local e sedação.

Tempo de internação

  • Não existe necessidade.

Resultado

  • O resultado já é bastante visível após a cirurgia. Existem um inchaço e roxidão que vão reduzir drasticamente após 30 dias. O resultado definitivo pode ser visto após 6 meses, que é o tempo de amadurecimento da cicatriz.

Pós-operatório

  • A cicatrização é tranquila, geralmente ocorre sem problemas.
  • Evitar atividades físicas que forcem o local operado.
  • Realizar as trocas de curativo conforme as recomendações.
  • Fazer uso das medicações prescritas corretamente.
  • Protejer a cicatriz do sol pelo tempo determinado
  • Fazer o acompanhamento com cirurgião para se certificar de que a ferida está cicatrizando corretamente.

Dúvidas frequentes

Quais são as causas do surgimento do lipoma?

Não se sabe o que pode levar ao surgimento destes caroços de gordura no corpo. Normalmente o lipoma aparece mais em mulheres que tem casos semelhantes na família, e eles não são comuns em crianças e não tem relação direta com aumento da gordura ou obesidade.

Onde aparecem os lipomas?

Os lipomas menores e mais superficiais surgem geralmente nos ombros, costas e pescoço. No entanto, em algumas pessoas ele pode se desenvolver nos tecidos mais profundos, podendo comprometer artérias, nervos ou vasos linfáticos, mas em todo caso o tratamento é feito com a sua retirada em cirurgia.

Como tratar o lipoma?

O tratamento para lipoma consiste na realização de uma pequena cirurgia para sua retirada. A cirurgia é simples, realizada em consultório dermatológico, sob anestesia local, e deixa uma pequena cicatriz no local.

A lipoaspiração tumescente pode ser uma solução indicada pelo médico. Tratamentos estéticos como a lipocavitação podem ajudar a remover este acumulo de gordura, no entanto, não elimina a cápsula fibrosa, por isso ele poderá voltar.