Mamoplastia de Aumento Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Mamoplastia de Aumento (prótese de mama)

A mamoplastia de aumento, também conhecida como prótese de mama tem como objetivo o aumento das mamas para mulheres que tem originalmente um tamanho pequeno ou tiveram uma redução após a amamentação, sem que houvesse a queda da mama.

Existem vários tipos de próteses, durante a consulta, o cirurgião examina a paciente e seleciona a melhor opção para o aumento das mamas.

No Brasil, seleciona-se geralmente a prótese de silicone, texturizada, redonda ou anatômica.

Indicação

  • Pode-se optar pela mamoplastia de aumento em caso de mamas de tamanho reduzido e que não tenham sofrido queda.

Tipo de anestesia

  • Existem 2 tipos que são indicadas: local com sedação ou geral.

Tempo de internação

  • Pode variar entre 12 e 24 horas.

Resultado

  • O resultado já é bastante visível após a cirurgia. Existem um inchaço e roxidão que vão reduzir drasticamente após 30 dias. O resultado definitivo pode ser visto após 6 meses, que é o tempo de amadurecimento da cicatriz.

Pós-operatório

  • Tranquilo e pouco doloroso. A paciente sai com um dreno que é retirado após 2 dias.
  • Recomenda-se que a paciente não faça esforços físicos com os braços por 30 dias.

Dúvidas frequentes

Como escolho o tamanho das próteses?

A escolha do tamanho das próteses é a parte mais difícil do planejamento cirúrgico, pois temos que analisar diversos fatores como o tamanho da paciente, o tamanho do tórax, a quantidade de pele e de tecido mamário pré-existentes, a elasticidade da pele, sendo alguns deles subjetivos como o que a paciente deseja com esta cirurgia. O cirurgião após a conversa inicial e o exame físico sugere o tamanho que ele julga adequado a cada caso. Porém a responsabilidade pela escolha do tamanho da prótese é da paciente, que aceita ou não a sugestão do medico. A prótese colocada será a escolhida pela paciente.

O pós-operatório desta cirúrgica é doloroso?

Geralmente não. Este pós-operatório é bastante confortável, desde que você obedeça às instruções médicas. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados pelo seu médico. Evite a automedicação.

A cirurgia de aumento das mamas deixa cicatrizes, onde elas se localizam?

Felizmente, esta cirurgia permite-nos colocas as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses onde estas cicatrizes devido ao processo normal da cicatrização ficam mais grossas e avermelhadas. A cicatriz só chega ao seu resultado final em torno do 18º mês.

As cicatrizes podem ser feitas em diferentes locais, as mais comuns são a periareolar (na metade inferior da aréola), no sulco inframamário (pólo inferior da mama), porém ainda existem técnicas onde as cicatrizes podem ser axilares, ou transareolomamilar (no meio da aréola e do mamilo). Na maioria dos casos a nossa preferência é a realização da técnica periareolar.

O diagnostico do câncer de mama fica prejudicado com as próteses?

Não, a prótese de mama não prejudica o diagnostico do câncer de mama, nem a avaliação de nódulos que surjam no decorrer da vida da paciente. Hoje em dia já é possível inclusive fazer mamografia em pacientes portadoras de próteses mamárias, só devendo avisar antes da realização deste exame, para que se use a técnica adequada.

No caso de nova gravidez, a amamentação fica prejudicada? E o resultado ficará prejudicado?

A prótese de mama não exerce influencia sobre a amamentação. Quanto ao resultado, poderá ser preservado ou não. Assim como uma pessoa que não possui prótese nas mamas, ela pode evoluir ou não com flacidez após a amamentação.

É necessário trocar estas próteses?

Hoje em dia o consenso é que as próteses só devem ser trocadas caso ocorra algum tipo de complicação que faça este procedimento ser necessário. A incidência destas ocorrências é bastante baixa, a maioria das pacientes ficará com as próteses o resto da vida, porém tem que se saber que sempre haverá a possibilidade de alguma intercorrência que faça necessário a troca do implante.