Reconstrução Nasal Clínica de Cirurgia Plástica Dr. José Carvalho

Reconstrução Nasal

A reconstrução nasal é indicada para os pacientes que perderam uma ou mais partes do nariz decorrentes a traumas e acidentes, retirada de tumores, doenças degenerativas, infecções e qualquer comorbidade que acometa a integridade dos tecidos nasais.

Podem ser necessárias técnicas simples e complexas para refazer o formato, arcabouço e revestimento nasal, demanando muitas vezes mais de uma cirurgia até o refinamento completo.

Tecidos de outras partes do corpo como fronte, costela, couro cabeludo e antebraço podem ser necessários de acordo com a complexidade de cada caso.

Indicação

  • Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, nem toda lesão de pele exige retirada cirúrgica. Isso vai depender de uma avaliação médica, que examina a lesão e oferece ao paciente, os tratamentos não-cirúrgicos e cirúrgicos que podem ser adotados em cada caso.

Tipo de anestesia

  • Existem 2 tipos que são indicadas: local com ou sem sedação e geral.

Tempo de internação

  • 24 horas.

Resultado

  • O resultado já é bastante visível após a cirurgia. Existem um inchaço e roxidão que vão reduzir drasticamente após 30 dias. O resultado definitivo pode ser visto após 6 meses, que é o tempo de amadurecimento da cicatriz.

Pós-operatório

  • O paciente deverá realizar compressas com gaze e soro gelado por 7 dias
  • Dormir com dois travesseiros por 15 dias.
  • Os pontos são retirados de 5 a 7 dias após a cirurgia e em alguns casos não há pontos externos.
  • Normalmente após 2 a 3 dias o paciente poderá retornar ao trabalho, porém ainda manterá inchaço nas pálpebras e roxo provenientes do nariz que migram para esta região, podendo facilmente ser escondido por óculos escuros. Este edema é variável entre as pessoas, porém o roxo e edema são pouco percebidos após 15 dias.
  • O paciente permanecerá com um curativo ( micropore) sobre 7 a 10 dias.

Dúvidas frequentes

Após a cirurgia vou sentir dor?

Normalmente não há dor, somente um incômodo leve, pois o médico receita os analgésicos em horários fixos, mesmo antes de chegar a dor. Nos primeiros dias. E com isso quando a dor aparece, como você já está sob o efeito dos analgésicos prescritos a dor se manifesta com um pequeno incomodo ou mesmo um leve desconforto.

Quando posso voltar para a academia?

Geralmente após 30 dias, adotando a técnica de exercícios progressivos.

Quando posso voltar ao trabalho?

Entre 3 a 5 dias, desde que não faça esforço físico.

Qual é a melhor posição para dormir?

Nos primeiros dias, sempre com a cabeça em posição discretamente elevada, mantendo sempre a face voltada para cima com dois travesseiros. Pode dormir de lado com o nariz pendente (nunca encostado no travesseiro).